O ideal é olhar para a nossa vida, para o momento presente e perceber onde estamos e o que a vida nos está a pedir.
Em alturas de tempestades enormes, às vezes há que fazer uma espécie de hibernação. Ficar no nosso canto, à espera que passe a turbulência, cuidar de nós, sarar as feridas, procurar o equilíbrio, para depois poder sair para fora, avaliar os estragos e começar a reparar.
Se estás num momento muito turbulento, em que as águas estão muito agitadas, nadar contra a corrente pode ser contraproducente. O desgaste de nadar contra a corrente normalmente é demasiado elevado e podes gastar toda a nossa energia para, no final, conseguires o mesmo resultado: ser arrastado pela corrente e ir parar onde não queres ou onde não tinhas planeado. O melhor para estas fases é confiar e deixar fluir. Soltar o corpo, a mente, o controlo, pôr o foco em te manteres à tona e depois perceber onde foste parar.
Quando as águas acalmam, a questão muda de figura. Agora sim, é a altura certa para agarrares as rédeas da tua vida, perceberes onde estás, para onde queres ir. Trabalhar nos teus sonhos, em novas oportunidades, em novos caminhos. O planeamento aqui é importante. Não aquele planeamento obsessivo, cheio de listas infinitas de coisas que não cumpriste e só servem para aumentar a tua ansiedade ou a tua frustração quando não consegues, mas um planeamento simples, feito em consciência plena, flexível, adaptável, que te sirva de guia.
E como é que isto se faz?
Eu gosto de utilizar ferramentas de hipnose, de meditação e exercícios práticos, que me ajudam a mergulhar na mente inconsciente, que trazem a consciência plena para o momento presente e o foco necessário para transformar o sonho num projeto.
Na vida, esta dança constante entre deixar fluir e planear é importante.
O meu último momento de deixar fluir foi o de abdicar do meu consultório e passar a fazer maioritariamente trabalho online. Não foi o que pedi, não foi o que sonhei, nem planeei desta forma. Mas, vendo bem, acho que serve um propósito maior, esse sim, sonhado por mim.
Como de certo já te terás apercebido, este ano resolvi partilhar todas as minhas técnicas contigo, foi o que partilhei aqui quando escrevi sobre o Caderno dos Sonhos, e foi daí que nasceu o programa Novos Caminhos de TransFormaAção. Neste programa incluí áudios de auto hipnose que facilitam o processo quando estamos a fazer os exercícios que preparei para mim e para ti e que vão de certeza ajudar-nos a por em prática os nossos sonhos.
Agora então, para mim, é altura de planear. E para ti? Estás disposto a mudar o rumo da tua vida?
Deixe um comentário