Esta crise de saúde pública que hoje vivemos, para além de uma crise de saúde física, é também uma crise económica, uma crise de saúde mental, uma crise de saúde social.
Eu acredito que todos temos um papel importante a desempenhar para contrariar o impacto dos efeitos nocivos que sentimos.
Durante milhões de anos os seres humanos evoluíram envolvidos por um ambiente natural e as funções fisiológicas dos nossos corpos desenvolveram-se neste contexto.
Com a revolução industrial, a construção das cidades e a agitação da vida que se seguiu este contacto com a natureza foi sendo perdido. Os nossos corpos foram sendo sujeitos cada vez mais a altos níveis de stress e ansiedade.
A partir dos anos 80 surgiram vários movimentos que chamaram a atenção sobre o efeito restaurativo da natureza que começou a ganhar terreno nos campos de Saúde Pública e Psicologia Ambiental.
Vários estudos demonstram a eficácia da Terapia na Natureza na
- diminuição do stress e ansiedade;
- melhoramento da saúde metabólica e cardiovascular;
- aumento da capacidade de concentração e da memória;
- aumento da criatividade;
- alívio da depressão;
- aumento da energia e do bem-estar;
- reforço do sistema imunitário.
Com a confinamento social, principalmente para quem vive nas cidades, o acesso à natureza por si só restaurativa para o nosso corpo e para a nossa mente fica muito mais difícil. Para os adultos e para as nossas crianças que para poderem crescer saudavelmente precisam desse contacto.
Vários estudos demonstram que o acesso a imagens da natureza activa o sistema nervoso parassimpático, que ajuda a regular os nossos níveis de stress, de ansiedade, com efeitos positivos sobre o nosso sistema imunitário.
Juntando os conhecimentos de psicoterapia, desenvolvimento pessoal, hipnose clínica e nature therapy decidi lançar conteúdo que ajude a esta conexão com a natureza e com o interior de nós próprios, com a nossa saúde física e mental.
Vê mais sobre a Psicoterapia na Natureza.
Ou pesquisar em https://foresttherapyinstitute.com
Deixe um comentário